Com o acúmulo de sessões da “quimio branca”, com Paclitaxel ou Docetaxel, é frequente o paciente apresentar alterações ungueais, mais leves ou mais severas (com mais sintomas), entre elas:
- Escurecimento das unhas (melanoníquia)
- Sulcos nas unhas (linhas de Beau)
- Sangramento subungueal em estilhaço (linhas de sangue abaixo da unha)
- Hematoma subungueal com dor ou não
- Descolamento nas unhas
- Infecção nas unhas descoladas, com drenagem de secreção purulenta, de odor desagradável
- Granuloma piogênico (“carne esponjosa”) nos cantos das unhas ou subungueal
Medidas preventivas são importantes, como manter as unhas curtas, evitar traumatismos nas unhas e exposição à umidade. Alterações mais leves, que não prejudicam o dia a dia do paciente, não são tratadas e se resolvem ao longo do tempo, com o término do tratamento, como a melanoníquia e as linhas de Beau.
Porém, quando as lesões nas unhas causam sintomas e comprometem a qualidade de vida do paciente, um tratamento precoce e adequado deve ser feito:
- Para o descolamento das unhas, costuma-se indicar solução antisséptica (p.ex clorexidina aquosa ou degermante) para evitar infecção por fungo ou bactéria.
- Quando tiver dor nas unhas, analgésicos ou antiinflamatórios podem ser indicados.
- Na suspeita de infecção, além da solução antisséptica, uma avaliação médica deve ser feita para tratamento com antibiótico oral, além de creme tópico, à base de corticoide e antibiótico.
- Pequenos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais nas unhas podem ser necessários, como retirada total ou parcial da unha, curetagem ou cauterização do granuloma e infiltração de corticoide.
Giselle Barros e Adriana Mendes
Fonte: Skin Appendage Disord. 2019;5(5):276-282.
Comentários
Postar um comentário