O ph da nossa pele é ligeiramente ácido(em torno de 5). Sabonetes muito alcalinos podem danificar o manto protetor da pele, que tem função antibacteriana, além de alterar a estrutura da epiderme e causar maior perda de água transepidermica, favorecendo o ressecamento.
Estudo realizado no departamento de dermatologia pediátrica da Universidade Federal do Paraná avaliou 90 sabonetes disponíveis no mercado brasileiro, nas apresentações em barra e líquida, infantis, antibacterianos e sindets através da mensuração do PH, e concluiu que os sindets na forma líquida tem o ph mais fisiológico ao da nossa pele e são recomendados especialmente para pessoas com pele sensível ou portadores de doenças que alteram a barreira cutânea. Nesse grupo, estão incluídos os pacientes oncológicos submetidos a tratamentos que podem prejudicar a pele.
Portanto, ao comprar um sabonete para uso diário e corporal, dê preferência às apresentações líquidas, evite o uso de sabonetes antibacterianos e no caso de peles muito sensíveis utilize os sindets que são formulados a partir de tensoativos sintéticos, com bom efeito detergente, pH neutro ou ligeiramente ácido e provocam menos irritação.
Adriana Mendes
Fonte: Jornal de Pediatria, 2016: 92(3), 290-295
Foto: Getty image

Comentários
Postar um comentário