A queda de cabelos causada pela quimioterapia é um dos eventos adversos mais angustiantes vividos pelo paciente em tratamento para o câncer. Alguns pacientes se opõem a um tratamento com chance de cura porque não querem passar por isso.
Em geral, a alopecia começa nas primeiras semanas após o início do tratamento. Os cabelos na fase de crescimento, conhecida por fase anágena (cerca de 80-90% dos cabelos) são atingidos pelo quimioterápicos citotóxicos, ficam frágeis e quebram com muita facilidade. Mas não são todos os protocolos de quimioterapia que causam queda de cabelos mais intensa! Depende de vários fatores, como o tipo de quimioterápico, dose, se está sendo aplicado sozinho ou combinado com outros, entre outras condições (colocaremos uma tabela mostrando mais detalhes) Os cabelos voltam a crescer após o término da quimioterapia, com repilação completa esperada até o 6o mês depois do final do tratamento, normalmente.
Porém, existem casos em que essa volta dos cabelos não ocorre no volume e densidade de antes. Em geral esperamos 6 meses após o término da quimioterapia para confirmar essa observação. Existem quimioterápicos mais relacionados com esse evento, chamado de alopecia persistente.

Comentários
Postar um comentário