A Vitamina B3 pode ser encontrada nos seguintes alimentos: carne, peixe, legumes, cogumelos, castanhas e grãos. É também um produto do metabolismo do triptofano (um tipo de aminoácido) no nosso organismo.
Essa vitamina é componente importante da glicólise, um processo do metabolismo celular para a produção de ATP (energia), e participa também de vários outros passos metabólicos.Quando deficiente, causa a pelagra, doença que costuma afetar órgãos com alta demanda de energia, com manifestação de alterações inflamatórias na pele, especialmente onde se toma sol, diarreia e demência.
Na dermatologia, a nicotinamida é usada para reduzir sintomas de coceira; pode ser eficaz na rosácea, acne e em certas doenças bolhosas; pode também ajudar no tratamento do melasma, por interferir no mecanismo de pigmentação da pele.
A nicotinamida vem ganhando espaço nos últimos anos para a prevenção de lesões de pele causadas pela exposição solar, como queratoses actínicas, e cânceres de pele não melanoma, especialmente em pessoas com maior risco dessas lesões e com sistema imunológico deprimido, como os transplantados renais.
O que a nicotinamida tomada como comprimido pode fazer:
– reduz a alteração da imunidade causada pela radiação UV (melhora a imunidade da pele)
- aumenta o reparo do dano do DNA causado pela radiação UV, fornecendo energia para as células
- reduz a resposta inflamatória induzida pela radiação UV
- reduz a incidência de queratoses actínicas e de tumores de pele não melanoma em pessoas com alto risco para o desenvolvimento desses tumores (p.ex: pessoas que tiveram 2 ou mais ca pele não melanoma nos últimos 5 anos)
Esses efeitos, no entanto, são mantidos apenas enquanto o paciente está tomando a vitamina. Quando para, cessam-se os benefícios.
A nicotinamida é uma medicação bem tolerada e sem grandes riscos para o paciente, mas o seguimento clínico é necessário, como em qualquer tratamento médico. Apesar de ser uma vitamina, não deve ser tomada por conta própria.
Converse com o dermatologista para saber se você tem a indicação dessa vitamina na sua rotina, como método de prevenção de cânceres de pele não melanoma.
Exp Dermatol 2019; 28 Suppl 1:15-22
Comentários
Postar um comentário