Nós, dermatologistas, costumamos tratar essas lesões por conta do risco de transformação em carcinoma epidermoide em algum momento da vida. Podem ser tratadas com cremes em casa, à base de imiquimode ou 5-fluoruracil, por exemplo, e no consultório com crioterapia, curetagem e eletrocoagulação, ou cirurgia, entre outros tratamentos.
É interessante observar que pacientes com queratoses actínicas podem apresentar irritação das lesões, com vermelhidão da pele ao redor, quando fazem tratamento oncológico com certos quimioterápicos. Apesar do incômodo causado pela irritação, acredita-se que o quimioterápico esteja tratando essas lesões pré-cancerígenas.
Abaixo, os quimioterápicos que podem irritar queratoses actínicas:
5 fluoruracil
Capecitabina
Docetaxel
Doxorrubicina
Pentostatin
Dactinomicina
Vincristina
Dacarbazina
6-tioguanina
Cisplatina
Sorafenibe
Citarabina e gencitabina podem irritar queratoses seborreicas, outro tipo de lesão de pele muito comum, benigna, que pode ter aspecto verrucoso e acastanhado.
Caso você tenha suspeita de queratoses actínicas, procure um dermatologista para checkup geral da pele e tratamento adequado. Reforce as medidas de proteção solar, já que você está sob maior risco de ter câncer de pele.
Oncologistas e equipe muldisciplinar devem ficar atentos à irritação das queratoses actínicas durante o tratamento oncológico e encaminhar o paciente para avaliação dermatológica.
Fonte/ fotos: Anais Brasileiros de Dermatologia 2010, 85(5), 591-608; Anais Brasileiros de Dermatologia, 94(6), 637-657
Comentários
Postar um comentário